Se você for pelo menos um pouquinho parecido comigo, você pode não ser muito atraído por leitura ficcional. Tenho a tendência a querer resultados imediatos e quantitativos, ou algum crescimento, dos livros que decido investir meu tempo e recursos. Assim, minhas prateleiras estão cheias de livros não-ficcionais que me ajudam a aprofundar a minha compreensão de teologia, igreja, liderança, escrita, finanças (e sim, também marketing).
Que valor podemos obter com a literatura ficcional? Leland Ryken afirma:
A literatura é uma forma de descoberta, percepção, intensificação, expressão, interpretação, criatividade, beleza e compreensão. Estas são atividades e qualidades que enobrecem. Para um cristão, elas podem glorificar a Deus, um dom de Deus para a raça humana a ser aceito com entusiasmo.
Leland Ryken
Aqui estão mais alguns benefícios de ler ficção:
1. A ficção nos ajuda a explorar experiências humanas abstratas.
A literatura ficcional pode nos ajudar a explorar experiências humanas abstratas. Cada um de nós participa da irmandade da humanidade. E, por compartilharmos experiências similares, escritores de diferentes eras, culturas e até mesmo cosmovisões podem se conectar conosco em um nível profundo. Os melhores autores de ficção descrevem a nossa experiência humana comum de modos que são comprovadamente difíceis para as demais formas de escrita. Isso significa que a literatura ficcional pode ser, por vezes, mais real do que a não ficção.
Os romances são livres para irem além das particularidades da história, até a universalidade da experiência humana, até conceitos abstratos e filosóficos tais como amor, ódio, bondade e mal. Com tal liberdade, o autor pode explorar a condição humana em maior profundidade. Valendo-se das experiências da alma humana, o autor tece uma teia de credibilidade que é potencialmente mais convincente do que o relato histórico. Conforme o enredo se intensifica, o leitor se identifica com a provável experiência dos personagens fictícios. A história inventada serve para conduzir o leitor às mais importantes esferas da realidade.
2. A ficção aprofunda a nossa apreciação pela experiência humana concreta.
A literatura ficcional pode aprofundar a nossa apreciação pela experiência humana concreta. Ao recontar a vida com palavras, os romancistas intensificam a nossa sensibilidade às experiências humanas comuns. A literatura dá profundidade à experiência humana e à beleza natural. Deus capacitou os autores a dirigirem a nossa atenção para as coisas que já banalizamos – tais como as gotas de água refletindo o brilho do sol em uma folha depois de um temporal de primavera – e estas imagens intensificam a nossa experiência com o mundo que vemos ao nosso redor.
3. A ficção amplia o alcance das nossas experiências.
A literatura ficcional amplia o alcance das nossas experiências. Recebemos apenas uma chance nesta vida. Temos um corpo, uma mente e uma vida para viver. A leitura nos dá a oportunidade de vivenciarmos as experiências de outras vidas de forma vicária. A literatura nos apresenta a vidas, experiências, pensamentos e sentimentos de outros, mesmo daqueles personagens que são o produto da mais louca imaginação do autor. Ao fazê-lo, a literatura expande nossas próprias experiências e nos leva a crescer em nossa compaixão para com os demais. Por meio da literatura, podemos provar as experiências da vida daqueles que vivem em terras distantes, culturas distintas e em gerações que já foram extintas.
4. A ficção proporciona a apreciação da beleza e da criatividade.
A literatura ficcional proporciona a apreciação da beleza e da criatividade. A melhor ficção é bela, e esta beleza encontra sua origem na beleza de Deus. Nós encontramos beleza na literatura porque o nosso Criador agraciou o mundo com artistas que refletem a beleza que se origina nele mesmo. Esta bela literatura pode ser apreciada para a glória de Deus mesmo quando brota dos dedos de um não cristão. Os cristãos podem e devem ler literatura simplesmente pelo prazer de fazê-lo. Ao apreciarmos a beleza da literatura, nós honramos a Deus, o Doador de toda beleza.
Essas são algumas razões pelas quais devemos abraçar a ficção “com entusiasmo”.
Esse artigo é adaptado de Lit!: um guia cristão para a leitura de livros.
Artigo original: https://www.crossway.org/articles/4-benefits-of-reading-fiction/
Tradução: Maryssa Caetano Pereira